GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL ARY PEREIRA BORGES
Tel-Fax (063) 3373 1593 ALMAS TO
Nome: ÂNGELA CORDEIRO DA SILVA
Cargo: Professora da Educação Básica
Matricula funcional: 440027-5
Função: Diretora de Unidade Escolar
Unidade Escolar: Escola Estadual Ary Pereira Borges
Município: Almas
Nível de Ensino: Ensino Fundamental de 09 anos
Período de realização: A partir de março de 2010
Plano de Acompanhamento a Gestão de Sala de Aula
Justificativa
A escola tem como princípios básicos por meio do plano de acompanhamento a Gestão Escolar promover a qualidade da educação básica por meio de um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com baixo desempenho, propondo ações inovadoras e criativas, mediante a implementação de aulas mais dinâmicas, bem como atividades recreativas e motivadoras, com o objetivo de despertar no aluno o interesse em aprender, pois segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 art. 32, o inciso l – diz que o objetivo da educação básica é: O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e tendo também como o foco no cotidiano a inclusão dos alunos nas salas regulares, o que representa equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio da igualdade de direitos para todos.
Objetivo Geral
Auxiliar e mediar à equipe no desenvolvimento da prática educativa uma postura, critica, reflexiva e criativa dentro de uma visão globalizante, a fim de garantir a permanência do aluno garantindo um ensino e aprendizagem com qualidade na escola apoiada de embasamentos teóricos junto aos supervisores da DRE, SEDUC e Entidades Educacionais.
Objetivos Específicos:
v Conscientizar os pais sobre a importância de sua participação na escola e acompanhamento no desenvolvimento educativo;
v Propiciar meios para o entendimento e inovação da prática dos funcionários a partir de momentos de estudos e reflexão.
v Fortalecer a participação e envolvimento da comunidade escolar e local nos eventos pedagógicos de compartilhamento nas tomadas de decisões levantando a auto-estima dos mesmos com objetivo de interação da comunidade/pais/escola.
v Motivar e valorizar o desempenho dos docentes, discentes e demais funcionários no andamento dos trabalhos.
v Promover ações que desperte prazer à equipe escolar no processo ensino-aprendizagem (comemorações, confraternizações, em conjunto, gincana, aulas diferentes e dinâmicas).
v Acompanhar e analisar o desempenho acadêmico de acordo com as políticas vigentes, co-responsabilizando-se pelos resultados;
v Orientar e acompanhar o planejamento, os processos de ensino e aprendizagem, os projetos de aprendizagem e as avaliações para que estas contemplem tanto a formação integral do educando, quanto o bom desempenho da U.E.;
v Estimular a participação e a interação da equipe na elaboração e cumprimento das ações do P.P.P;
v Acompanhar o processo de formação continuada dos funcionários da Unidade Escolar, articulando e facilitando a participação a fim de valorização dos servidores;
Procedimentos Metodológicos
É necessário criar estratégias de aprendizado com base nas interações de relacionamento e a construção conjunta de conhecimentos, sendo responsabilidade da escola, proporcionar inovações pedagógicas como:
· Planejamento das aulas coletivamente com a equipe diretiva e coordenadores pedagógicos;
· Momentos de trocas de experiências;
· Reuniões quinzenalmente ou sempre que necessário;
· Visitas domiciliares a casa dos alunos faltosos e seus familiares
· Aulas de reforço;
· Avaliação diagnostica com os alunos;
· Estudos e oficinas sobre inclusão educacional;
· Adoção de padrinhos e madrinhas para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
· Biblioteca móvel na casa dos alunos;
· Parcerias do Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal e entidades religiosas.
Cronograma das ações
A escola estabelece normas de organização e convivência da comunidade escolar, com objetivo de melhorar a relação de convivência com a equipe juntamente com os discentes onde o Ensino Aprendizagem é o principal processo da escola e diz respeito à aquisição de conhecimentos e habilidades dos alunos a seguir:
AÇÕES | PERÍODO | INDICADORES |
1. Realizar semestralmente um momento de encontro com pais, avós, tios para contar histórias, provérbios populares, advinhas, musicas e brincadeiras de sua época para enriquecer os laços com a escola e família e compartilhar saberes. | 01 momento de encontro realizado. | |
2. Desenvolver 113 horas aulas de reforço anualmente com os alunos com dificuldades em leitura e escrita. | Aulas de reforços desenvolvidas | |
3. Realizar bimestralmente a Biblioteca Mais Perto De Você com uma exposição e reconto de histórias de livros do acervo da biblioteca nas salas de aula a fim de estimular o gosto e o prazer de ler. | A biblioteca mais perto de você realizada | |
4. Acompanhar e orientar os Projetos desenvolvidos na escola. | Projeto desenvolvidos e orientados | |
5. Realizar bimestralmente uma visita a casa dos alunos faltosos e seus familiares para acompanhar o desempenho acadêmico dentro e fora da escola. | Uma visita realizada | |
6. Realizar bimestralmente uma avaliação diagnostica com os alunos para avaliar se habilidades propostas foram atingidas. | 01 avaliação diagnóstica realizada | |
7. Realizar semanalmente o planejamento coletivo para facilitar e melhorar o acompanhamento, junto aos professores e coordenadores nas ações coletivas da escola. | Um planejamento coletivo e realizado. | |
8. Promover bimestralmente uma palestra sobre dengue e em seguida coleta de lixo nas ruas da cidade a fim de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. | 01 momento de confraternização promovido | |
9. Realizar uma reunião bimestral com os pais p/ informar sobre o desempenho acadêmico dos alunos. | 01 reunião bimestralmente realizada. | |
10. Utilizar bimestralmente uma caixa de sugestões para pais, alunos, funcionários e comunidade participarem dando criticas e sugestões das práticas pedagógicas da U.E. | 01 caixa de sugestões utilizada. | |
Uma troca de experiências realizada. | ||
Um momento de estudos realizado. | ||
14. Realizar bimestralmente uma auto-avaliação com todos os funcionários para verificar as práticas pedagógicas da escola. | Uma auto-avaliação realizada | |
Funcionários envolvidos nas aulas de reforço | ||
16. Realizar semanalmente momentos cívicos para despertar o respeito e patriotismo nos alunos. | Momentos cívicos realizados |
Avaliação
A avaliação da aprendizagem implica antes de tudo, um ato acolhedor e não um ato excludente, e sim um instrumento que possibilite o crescimento do aluno, desenvolvendo em todos os aspectos e capacidades (sócio-psico-social).
A escola realizará o processo de avaliação consolidando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, pois, entende-se que esses procedimentos contribuem para promover a capacidade motora, equilíbrio, autonomia pessoal, de relações interpessoais e de inserção social.
Pois a escola, enquanto gestão democrática oportuniza o acesso, a permanência e a participação efetiva de todos os segmentos que a compõe, (pais, alunos, funcionários e comunidade externa), articulando coletivamente esforços da equipe visando atingir objetivos propostos que é o ensino e a aprendizagem dos alunos com qualidade.
Referências Bibliográficas
JACOBI, Pedro (org.). Inovação no campo da gestão pública local: Novos desafios, novos patamares. 1ª edição. Editora FGV. 2006
HANNOUN, H. Educação: Certezas e apostas. São Paulo: Unesp, 1989.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília-MEC, 1997.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Regimento Escolar. Tocantins, 2003.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Instrução normativa nº. 019. Tocantins, 2003.
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